O
feriado de Tiradentes, celebrado nesta terça (21), foi mais um dia de
expectativa, e de frustração, para centenas de beneficiários do auxílio
emergencial. O aplicativo Caixa Tem, utilizado para movimentação das contas
poupança social digital, ficou inacessível para a movimentação do valor ou
consulta do saldo.
A diarista Maria Mendes, 37,
teve o auxílio emergencial liberado pelo governo na sexta-feira (17), pelo
calendário do CadÚnico, e desde então tenta acessar o aplicativo Caixa Tem para
fazer a transferência. Até hoje, entretanto, ainda está sem o dinheiro da
primeira parcela.
"Ainda na sexta-feira,
após cadastrar o email, foi enviado um link de confirmação do login, que também
não funcionou", conta.
Na nova tentativa de acessar
o aplicativo, nesta terça-feira, o sistema mostrava a mensagem de que seria
necessário aguardar a liberação da nova versão do Caixa Tem, com acesso
exclusivo aos beneficiários do auxílio emergencial com poupança digital.
“Não é possível fazer o login
e o dinheiro continua preso. Se eu não conseguir, vou ter que ir no banco para
me informar”, diz.
A ida às agências bancárias
não vai render respostas aos beneficiários do auxílio emergencial nem acesso ao
dinheiro. Todo o processo do programa é virtual, por enquanto. Quem não
consegue acessar a conta pelo Caixa Tem pode buscar informações pelos canais da
Caixa:
Site auxilio.caixa.gov.br
Central de Atendimento
CAIXA: 111
Central de Atendimento do
Ministério da Cidadania: 121
twitter.com/caixa
facebook.com/caixa
instagram.com/caixa
youtube.com/user/canalcaixa
Outra opção é tentar acessar
o aplicativo em outro horário ou aguardar mais um dia para tentar resgatar o
auxílio. Para sacar o valor nas agências também será necessário acessar o Caixa
Tem. Só por ele será possível receber o código exigido para o saque, opção que
só ficará disponível a partir do dia 27 de abril. Confira o calendário de saque
aqui.
Não é a primeira vez que o
Caixa Tem dificulta o acesso ao benefício. No dia 17 de abril, o aplicativo
ficou fora do ar. Na ocasião, a Caixa informou que estavam sendo implementadas
melhorias.
"Importante ressaltar
ainda que a data de crédito do benefício na poupança ou conta é diferente da
data de aprovação no site/app, por isso, recomenda-se acompanhar pela mídia ou
site auxilio.caixa.gov.br o cronograma de depósitos em conta", afirmou o
banco.
A dificuldade em receber de
fato os R$ 600 do auxílio aumenta a incerteza de quem aguarda o valor para
abastecer a casa e acertar as contas. Como é o caso do filho de Terezinha
Bernardes, de Ribeirão Preto (SP), que está desempregado.
"Há dois dias o auxílio
emergencial para o meu filho foi aprovado e nada. O aplicativo Caixa Tem não
faz o login, porque não abre. As pessoas que não são do Bolsa Família precisam
também se alimentar e pagar dividas", diz Terezinha.
O paulista Eder da Silva
também passou o dia tentando acessar o aplicativo, em vão. "O Caixa Tem
está fora do ar há mais de 24 horas (e raramente funcionava antes disso). Muita
gente está agoniada e com a sensação de estar sofrendo um golpe aplicado pelo
governo Bolsonaro, que prometeu e não entrega o auxílio", afirma.
Até quem já tinha conseguido
usar o aplicativo relata dificuldades. "O aplicativo Caixa Tem não
funciona desde o dia 17 de abril. Fiz a transferência através de DOC no dia 16
e não entrou na minha conta do outro banco", conta Ira Cristina Santos, de
São Paulo.
Entre as queixas mais comuns
dos beneficiários está a validação do acesso no aplicativo. Francinete Sousa,
de Castelo do Piauí (PI), não conseguiu fazer o cadastro no Caixa Tem, porque
não recebeu o email de verificação.
Kedma Cristina Silva dos
Santos, de Águas Lindas de Goiás (GO), conta que também não consegue acessar o
código para entrar no Caixa Tem.
Já Marcia Regina Vergilio,
de São Paulo, afirma que, depois que seu auxílio emergencial foi aprovado, o
aplicativo ficou indisponível. Segundo a beneficiária, quando foi direcionada
para o Caixa Tem, apareceu a mensagem: "Sistema indisponível. Tente
novamente mais tarde."
Até o momento, a Caixa não
se manifestou sobre a indisponibilidade do aplicativo Caixa Tem.
Nesta segunda (20), a Caixa
anunciou que está adaptando o aplicativo e o site do auxílio emergencial para a
correção de dados e contestação da análise.
Inscritos no CadÚnico já têm
acesso à opção. Trabalhadores informais, desempregados e demais pessoas que se
cadastraram pelo aplicativo ou pelo site poderão corrigir os dados ainda nesta
semana, segundo a Caixa.
O banco afirma que o Caixa
Tem já registrou 21,9 milhões de downloads e mais de 10 milhões de contas já
foram abertas.
Fonte : São Paulo Agora
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