QUEM FAZ A MATRÍCULA NO CETEC "GANHA" VEM SER CETEC


Atendimento pré hospitalar, entenda o que é e como trabalhar nessa área


Você sabe o que isso significa?


A palavra atendimento pré hospitalar (APH) caracteriza o atendimento prestado a vítima fora do âmbito hospitalar. Essa assistência pode ser prestado na rua, residência, comércio, em locais de difícil acesso como escombros, buracos, galerias pluviais, atendimento aquático entre outros. Mas para que o atendimento pré hospitalar seja de qualidade, é necessário que você tenha realizado o curso de socorrista.


Para entendermos melhor sobre o atendimento pré hospitalar no Brasil, é necessário voltar um pouco na história da saúde no nosso país. Tudo começou em meados de 1893, onde há o primeiro registro acerca do atendimento pré hospitalar, quando o senado da República aprovou uma lei que pretendia estabelecer o socorro médico de urgência nas vias públicas do Rio de Janeiro, que era a capital do país na época.


Em 1899, o corpo de bombeiros colocava em ação a primeira ambulância ainda que de tração animal, para realização dos atendimento. A partir da década de  80, o atendimento pré hospitalar passou a ser aplicado pelo corpo de bombeiros, onde iniciou o Serviço de Atendimento Pré hospitalar (SvAPH).  Nos anos seguintes, novos serviços foram sendo implantados no Brasil, mas foi a partir de 2003 que se deu início ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, 192) na pioneira cidade de Campinas.


O atendimento pré hospitalar brasileiro é baseado nos modelos de APH francês (onde SBV é realizado pelos bombeiros e o SAV pela equipe de saúde), e o americano (são realizado pelos paramédicos).


No Brasil ocorre um mix entre os dois sistemas, onde o APH é dividido em:


Suporte Básico de Vida (atendimento realizado por condutor e enfermeiro ou condutor e técnico de enfermagem, sem médico).


Suporte Avançado de Vida (antedimento realizado por condutor, médico e enfermeiros ou condutor, médico e técnico em enfermagem);


Motolância (atendimento realizado pelo técnico de enfermagem socorrista).

Postar um comentário

0 Comentários