QUASE 27 MIL PESSOAS SÃO ATINGIDAS PELAS CHUVAS EM 37 CIDADES DO PARANÁ, DIZ DEFESA CIVIL

As fortes chuvas registradas no estado do Paraná, de quinta-feira (30) até este sábado (), atingiram 26.863 pessoas, em 37 cidades, conforme balanço divulgado pela Defesa Civil às 18h.

Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, foi o município com maior número de pessoas atingidas, com 7.263. Em Pinhais, os temporais atingiram 4,4 mil. A capital, conforme a atualização da Defesa Civil, teve 2.002 pessoas atingidas pelas chuvas.


O temporal danificou 4.832 casas no estado, conforme a atualização do levantamento. Ao todo, 200 pessoas ficaram desalojadas.

Confira os locais para doação de roupas, móveis e produtos de limpeza.

RISCO DE DESMORONAMENTO

Defesa Civil avalia que há risco de desmoronamento em bairro de Rio Branco do Sul


A Defesa Civil também alerta para risco de desmoronamentos no bairro Madre, em Rio Branco do Sul, na Região de Curitiba, por causa dos temporais. Desde quinta-feira, a região começou a apresentar rachaduras no solo.

Nos trechos de morro, em que há risco, os moradores foram orientados a sair das casas. Conforme a Defesa Civil, alguns moradores continuaram no local e assinaram um termo informando que estão cientes do risco de permanecerem nas residências.

TORNADO

Tornado atinge Santa Maria do Oeste e causa destruição

Moradores de Santa Maria do Oeste, na região central do estado, gravaram a passagem de um tornado pela cidade, na quinta-feira. O fenômeno foi confirmado pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).


Os ventos passaram de 100 quilômetros por hora e derrubara árvores, destelharam casas e assustaram a população. Três famílias da cidade tiveram que ser encaminhadas para um abrigo.

Uma casa de madeira foi totalmente destruída. O morador, que estava na residência, disse que sobreviveu "por um milagre de Deus".

FALTA DE ÁGUA

Abastecimento de água está prejudicado em Curitiba e algumas cidades da RMC

Bairros de Curitiba e de cidades da Região Metropolitana tiveram abastecimento de água comprometidos neste sábado, devido ao grande volume de chuva.

O comerciante Rodrigo Shimabukuro, dono de uma padaria, conta que precisou comprar galões de água para não interromper a produção de pães. "A louça fica suja, a produção, tudo fica complicado. A gente depende de água, 100%", afirmou.

Ele disse que entrou em contato com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e que foi informado de que o abastecimento deveria ser restabelecido ainda neste sábado, na região onde fica o estabelecimento.

No bairro Umbará, em Curitiba, os moradores reclamam do desabastecimento que, segundo eles, comprometeu tarefas básicas. A professora Camila Solano, conta que está sem água em casa desde quinta-feira.

Para manter as necessidades básicas da família, ela conta que usou o limite da caixa d'água e precisou pensar em outras soluções, como descongelar o gelo que estava na geladeira e pedir água emprestada para familiares.

"Fui buscar água na sogra, no vizinho da frente, para ajudar um pouco. Cada um ajuda no que pode", afirmou.

O QUE DIZ A SANEPAR

A Sanepar informou que o problema de desabastecimento se deve às condições da água, que por conta das chuvas, fica com mais barro, o que dificulta o tratamento para ser enviada à população.

"Estamos com um volume 50 vezes maior do que o volume normal. Então a Sanepar, para preservar a qualidade de distribuição da água, teve que reduzir a produção em duas estações, em 50%", disse Antonio Gerardi, gerente da companhia.

Ainda de acordo com Gerardi, a previsão é de que, caso haja diminuição das chuvas até domingo (2), o volume de água nas estações volta ao normal e o abastecimento possa ser, gradativamente, normalizado.

PREVISÃO DE CHUVA

Chuva deve persistir neste domingo em Curitiba e região

A previsão dos meteorologistas do Simepar e da Somar Meteorologia é de que a chuva deve continuar em Curitiba e Região, neste domingo e segunda-feira (3).


O sol deve voltar a aparecer na região apenas na terça-feira (4). A chuva também atinge cidadesdos Campos Gerais e da região central do estado.

Em Piraquara, Pinhais e Colombo, a previsão também é de continuidade de chuvas.
Fonte : G1

Postar um comentário

0 Comentários