COM O FIM DA PRÉ-TEMPORADA DA F1, PILOTOS SE DIVIDEM EM RELAÇÃO AO HALO

Depois de duas semanas e oito dias de testes de pré-temporada da Fórmula 1, no circuito de Barcelona, as opiniões dos pilotos em relação ao halo, novo e polêmico sistema de proteção para a cabeça do piloto localizado acima do cockpit, ficaram bem divididas.                                                
+ Veja imagens onboard com o halo instalado

Para uns, o dispositivo não interferiu na visibilidade durante a pilotagem, tampouco atrapalhou o processo de entrada e saída do cockpit. Para outros, o halo causa desconforto na guiada e ainda há aqueles que criticam o visual dos carros.


Um dos maiores críticos é o tetracampeão Lewis Hamilton. Quando perguntado sobre o que ele mudaria no carro da Mercedes depois dos testes, o inglês disse na lata:

- Além do halo, você diz? Sua mente aprende a lidar com isso...


Já Fernando Alonso pelo visto está mais preocupado com os constantes problemas do carro da McLaren do que com o halo:

- Não é um problema para pilotar, já estou adaptado.

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Talvez entre os 20 pilotos titulares da temporada 2018 nenhum tenha criticado tão duramente o halo como Kevin Magnussen. Questionado sobre o dispositivo, o dinamarquês preparou, apontou e atirou.

- É muito irritante. Feio. Difícil de entrar no carro, difícil de sair, difícil de colocar e tirar o volante, simplesmente estranho e irritante. Quando você entra numa curva está ok porque você olha para os lados e existe o pilar no meio, então não é um problema ver a curva. Mas isso distrai seus olhos obviamente porque quando você muda a direção como nas chicanes você tem de mover sua visão pelo meio do pilar - criticou Magnussen.


Magnussen ainda projetou dificuldades nas chamadas "curvas cegas", nas quais os pilotos não conseguem ver a saída. O piloto da Haas citou a mais famosa de todas as curvas: a Eau Rouge, de Spa-Francorchamps, velocíssima e em subida:
                                                          
- Se você estiver perseguindo alguém na Eau Rouge não consegue ver se ele cometer um erro no topo e rodar, caso esteja no meio da curva. Você não sabe se ele estará no muro ou não. Penso o mesmo sobre a primeira curva de Austin, onde tem uma grande elevação.

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O halo surgiu após uma série de reclamações quanto à segurança da cabeça dos pilotos depois que Jules Bianchi sofreu um acidente fatal em 2014. Foram testadas diversas soluções, como o aeroscreen, mas no fim prevaleceu o halo, apesar das críticas.
Fonte : ge

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