CARNAVAL DO RECIFE VAI CONTAR COM POLO GASTRONÔMICO, POSTOS AVANÇADOS DO SAMU E REFORÇO NA LIMPEZA

O carnaval do Recife vai contar com espaço gastronômico, postos avançados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nos polos de animação e reforço na limpeza. Esses e outros detalhes da estrutura e os serviços da folia 2018 foram anunciadas pelas prefeitura, nesta terça-feira (30).

Os postos do Samu vão contar com seis profissionais e uma ambulância em cada um. Para garantir a limpeza, mil garis vão trabalhar durante os quatro dias da festa. Os organizadores da festa informaram, ainda, que foi montada uma estrutura para controlar o comércio ambulante e a poluição sonora. Veja a abaixo como vai funcionar cada área:

Alimentação

O folião vai contar com 210 comerciantes de bebidas e comidas que nos polos da folia. Na área central, haverá 120 barracas distribuídas pelos pontos de maior movimento: proximidades do Marco Zero, Praça do Arsenal, Cais da Alfândega, ruas da Moeda, Bom Jesus, Alfredo Lisboa, Mariz e Barros, Barbosa Lima e Dona Maria César.

Central do Carnaval

A Central do Carnaval da Prefeitura do Recife vai contar com quatro estruturas, distribuídas entre a Rua do Observatório e o Paço Alfândega. Os locais contam com serviços de cuidados com a saúde, defesa do consumidor, caixas eletrônicos, setor de achados e perdidos, moda, artesanato, beleza e recreação infantil.

Na Rua do Observatório, fica a Arena Gastronômica, composta por uma praça de alimentação com 11 estabelecimentos. Todos os cardápios terão tradução em braile, inglês e espanhol.

A Arena Gastronômica e o polo de serviços começçam a atender os foliões nos dias 7 e 8 de fevereiro, das 16h às 22h. Durante o Reinado de Momo, de 9 a 13 de fevereiro, a área de alimentação fica aberta das 16h às 02h. Já aárea de serviço encerra a meia-noite, nos dias de folia.

As outras duas estruturas ficam localizadas no Paço Alfândega. Uma delas é o polo infantil, com o espaço de recreação para as crianças das 15h até 21h e o fraldário para dar suporte às famílias, com funcionamento das 13h às 23h. No local, também fica a Central de Imprensa, com serviços de apoio aos jornalistas previamente cadastrados para cobrir a festa, a partir do dia 9 de fevereiro.

Saúde

O desfile do Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira (10), vai contar com cinco postos do Samu em locais estratégicos. Um deles fica na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, próximo ao Museu Cais do Sertão, em frente ao Armazém 10.

Ele vai funcionar das 19h até uma hora depois da última apresentação no Marco Zero. A equipe que atuará nesse posto será composta por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem, além do apoio de duas viaturas.

Três viaturas de suporte básico ficarão na Rua Marquês de Olinda, no bairro do Recife. Cinco ambulâncias de suporte básico serão mobilizadas para atender aos polos descentralizados com atrações de maior probabilidade de público. A população ainda poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192.

Controle urbano

Para assegurar o ordenamento do comércio informal, 780 fiscais e coordenadores atuam durante a semana pré e nos dias de folia de Momo. Também haverá fiscalização de poluição sonora, monitorando os polos oficiais e festas que ocorrem na cidade.

Limpeza

Segundo a prefeitura, devem ser recolhidas 400 toneladas de lixo nos cinco dias de festa. Estão previstos mutirões diários. Serão utilizados varredeira, caminhões, carros-pipa, compactadores e 400 contentores de lixo, além de 2 mil litros de detergente, 4,2 mil litros de essência e 280 quilos de enzilimp (produto para eliminar odores). O Ecobarco e as Ecobikes também serão usados.

Apoio ao turista

Até o dia 6 de fevereiro, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) móvel funcionará na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife. Durante o Carnaval, ele ficará estacionado na Rua do Observatório, agregando aos serviços da Central do Carnaval.

O ônibus é adaptado para atender visitantes, com elevador para usuários de cadeiras de rodas, balcão de informações e atendentes bilíngues.Lá, os turistas e recifenses encontrarão informações sobre a cidade, atrativos e serviços. A distribuição de folheteria contempla a capital pernambucana e outros destinos de Pernambuco.

O público também vai contar com os CATs da Praça do Arsenal, Praça de Boa Viagem, Aeroporto, Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e o CAT Móvel. Ainda funcionará em horário especial o CAT do Shopping Recife (fechado de domingo a terça de Carnaval).

Além disso, haverá walkmídia em pontos estratégicos do Recife Antigo, principal polo de Carnaval da cidade. Duplas sinalizadas vão distribuir a programação do carnaval e tirar dúvidas dos foliões.

DST/aids

Teste rápidos de aids e sífilis serão oferecidos durante o carnaval. Haverá atendimento nos polos Arsenal e Ibura, das 18h às 24h. O Polo Arsenal funciona da sexta-feira (9) até a terça (13). O Polo Ibura funcionará de domingo (11) até a Quarta-feira de Cinzas (14).

A estimativa é testar 100 foliões por noite em cada polo, com os testes anti HIV e Sífilis. Os resultados serão emitidos em 30 minutos e entregues aos usuários individualmente, mediante aconselhamento por profissional capacitado.

Atuarão 26 profissionais por noite, em parceria com os agentes redutores de danos para a Prevenção ao Álcool e outras Drogas para a conscientização do folião e incentivo ao uso de preservativos, com expectativa de distribuiçãode 800 mil preservativos masculinos, 15 mil preservativos femininos e 15 mil unidades de gel lubrificante.

Crianças

Espaços de Proteção a crianças serão montados no entorno do Marco Zero, no Pátio do Livramento e no Polo do Ibura. As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua vão tentar identificar situações de violação de direitos nos arredores dos polos de carnaval da cidade, como, por exemplo, o trabalho infantil.

A Gerência da Criança e do Adolescente do Recife vai distribuir pulseiras de identificação para as crianças. O objetivo da ação é estimular os pais a colocarem as pulseiras com nome e telefone dos responsáveis sempre que forem com os filhos para locais de grande circulação de pessoas, para facilitar a localização dos pequenos, caso se percam.

Ações de empulseiramento como esta são sempre realizadas no Carnaval, no Sítio da Trindade durante o período junino, no Parque da Jaqueira, nas praias de Boa Viagem e do Pina, na festa de Nossa Senhora da Conceição, entre outros.
Fonte : G1 

Postar um comentário

0 Comentários