SEIS MOTIVOS PARA NÃO PERDER A ESTREIA DA TEMPORADA 2021 DA STOCK CAR


Após adiar a primeira etapa, que ocorreria no dia 28 de março, a Stock Car finalmente dará o pontapé inicial à temporada 2021 neste fim de semana, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. Elaboramos uma lista com seis motivos que vão te fazer querer ligar a TV para não perder a estreia da principal categoria do automobilismo nacional.

 

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O SporTV 2 transmite a classificação da Stock Car no sábado, 24, às 15h05, e as duas corridas ao vivo no domingo, 25, a partir das 15h10.

 

1 - Novo formato


Serão ao todo 12 etapas no ano, mas distribuídas em dez eventos. Dez etapas serão realizadas no domingo e duas acontecerão aos sábados, em datas e locais a definir. Cada etapa será formada por uma corrida de 25 e outra de 20 minutos, sem os carros pararem no grid e intervalo apenas para uma volta de realinhamento. No total, a temporada somará 24 largadas – contra 18 no ano passado.

 

A primeira prova terá 25 minutos e, sem parar os carros no grid, os pilotos farão uma volta de realinhamento, com inversão dos dez primeiros. A seguir, a direção de provas dará a largada para os 20 minutos da corrida 2. Com 12 etapas previstas para 2021, a Stock Car somará então 24 corridas no ano – sendo duas por etapa. As duas corridas de cada etapa terão pontuação individual (veja os detalhes abaixo).


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Pole position: largar na pole agora concederá dois pontos ao melhor piloto. A formação de largada da segunda prova das etapas será feita pelo resultado da corrida 1, mas com os dez primeiros invertendo a posição durante a volta de realinhamento que separará as duas provas.

 

Descartes: a Stock estreou em 2020 o descarte dos três piores resultados. Agora será permitido descartar quatro resultados, oferecendo ainda mais oportunidades de tirar da conta situações imprevistas ou injustas, como acidentes ou furos de pneu.

 

Pontuação: cada uma das 24 corridas de 2021 registrará pontos individualmente, no mesmo sistema de 2020. A primeira prova terá pontuação maior, iniciando com 30 pontos para o vencedor, 26 para o segundo e 22 para o terceiro colocado, chegando ao 20º classificado, que ganhará um ponto. Com duração mais curta, a prova complementar dá ao vencedor 24 pontos, com 20 para o segundo e 18 para o terceiro colocado, também chegando ao 20º classificado com um ponto.

 

Lastro: a partir de agora o lastro de sucesso, que obriga os melhores pilotos do campeonato a carregarem peso extra no carro, chegará até o sexto colocado – em 2020 ia apenas até o quinto melhor posicionado no campeonato. A distribuição é esta (em quilogramas): 30, 25, 20, 15, 10 e 5.

 

Pit stop: antes feito nas duas provas, agora será somente na corrida 01 da etapa.

 

2 - Competitividade em alta


Duas mudanças introduzidas ainda em 2020 serviram para apimentar ainda mais o já competitivo campeonato nacional. Um deles foi o sistema de descarte, em que piloto pode descartar o resultado de três corridas antes da definição dos pontos para a final. Bom para quem sofreu acidentes e quebras ao longo do ano.

 

A outra mudança foi o "lastro do sucesso". A medida obriga os cinco melhores classificados no campeonato a usarem um lastro (peso extra) para deixar o carro mais pesado e equilibrar o grid. Essas duas medidas serviram bem ao campeonato da Stock do ano passado. Tanto que 11 pilotos chegaram à corrida final com chances de levantar a taça do campeonato, incluindo os dois companheiros de equipes e tricampeões Daniel Serra e Ricardo Maurício.

 

3 - Duelo caseiro de tricampeões


E se a dupla da equipe RC, comandada pelo bem-sucedido chefe de equipe, Rosinei Campos, o "Meinha", chegou até a última etapa de 2020 disputando a taça, em 2021 o duelo interno entre Serra e Ricardinho promete novamente agitar o campeonato da Stock Car.

 

E para dar ainda mais emoção à essa disputa, o que está em jogo na atual temporada não é só "mais um título" da categoria, mas o tetracampeonato para ambos os pilotos, já que Maurício se tornou tricampeão, ao levantar a taça do ano passado, e se igualou no número de títulos na Stock a Serra, que conquistou o título em 2017, 2018 e 2019.

 


4 - Quantidade e qualidade no grid


Com 30 pilotos confirmados, a intenção da Stock Car é manter a competitividade de 2020. E engana-se quem pensa que é só quantidade. O grid tem qualidade de sobra. Rubens Barrichello agora terá a companhia do também vencedor de GPs e vice-campeão da F1 em 2008, Felipe Massa, além do campeão da Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Tony Kanaan.

 

Mas apesar da experiência e carreiras vitoriosas, a dupla de estreantes vai enfrentar uma galera da pesada, como os tricampeões Daniel Serra e Ricardo Mauricio, o pentacampeão Cacá Bueno, o sempre forte Thiago Camilo, além de Átila Abreu, Nelson Piquet Jr, Bruno Baptista, o campeão da Copa Truck, Beto Monteiro, entre outros nomes.


5 - Estreantes com currículos vencedores


Campeão das 500 Milhas de Indianápolis e da IndyCar, Tony Kanaan revelou que a competitividade da Stock Car foi o que mais chamou sua atenção para a categoria, novidade em seu currículo, que conta também com participações em provas de resistência.

 

- Tendo 30 carros com nomes que são os maiores pilotos do Brasil, essa é uma categoria extremamente competitiva. Os carros são muito iguais. E sabendo que eu tenho um carro competitivo e posso ganhar corridas em uma categoria de qualidade, juntando nomes como Felipe Massa, Rubens Barrichello, Ricardo Zonta e o meu, é super atrativo - explica Kanaan, que vai correr na Full Time ao lado de Rubens Barrichello, ex-companheiro na Indy.

Já Felipe Massa, que formará dupla com Júlio Campos na R.Mattheis, entende o tamanho do desafio que terá pela frente para se adaptar ao carro, que tem um estilo de pilotagem totalmente diferente dos modelos que guiou ao longo da carreira. Ao mesmo tempo, o ex-piloto de F1, que tem 11 vitórias na principal categoria do automobilismo mundial, usa o desafio como motivação para ir bem na Stock.

 

- Esse nível que a Stock Car tem é difícil de encontrar em outras categorias. Acho que vai ser um trabalho pra mim e pro Tony (Kanaan) tentar entender o carro, algumas pistas, mas estou super motivado. Sempre torci e acompanhei a Stock Car pensando em um dia estar lá, e esse dia chegou - disse Massa.


6 - 20 anos de Stock para Cacá Bueno


Aos 44 anos, Cacá Bueno vai disputar nada menos que sua 20ª temporada na Stock Car, um feito para poucos em qualquer categoria de automobilismo pelo mundo. O pentacampeão da categoria nacional é o segundo piloto que mais conquistou títulos na história da Stock Car (2006, 2007, 2009, 2011 e 2012), atrás apenas das 12 conquistas de Ingo Hoffmann.


- Estou muito feliz em confirmar meu 20° ano consecutivo na maior categoria do Brasil. Agradeço demais a toda equipe Crown Racing. De 2020, mantivemos apenas o nome: o time foi totalmente reestruturado, agora apenas com dois carros, e trazendo reforços de peso na área técnica - afirmou na época do anúncio.

 

Cacá vai dividir a garagem com de Beto Monteiro, que vai se revezar entre a categoria de turismo e a Copa Truck, na qual é o atual campeão.


Do ge

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