A Mostra é um evento científico de nível nacional. Os protótipos serão apresentados ao vivo e concorrem a bolsas de Iniciação Científica Júnior, fornecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Cinco protótipos desenvolvidos por jovens de Belo Jardim, como parte da formação do Território do Fazer, programa do Instituto Conceição Moura, farão parte da Mostra Nacional de Robótica.
O projeto, realizado em parceria com a Robolivre, permite que a juventude da cidade encontre na Robótica uma forma inovadora de trilharem seus próprios e novos caminhos, quebrando paradigmas, formando multiplicadores, contribuindo para o desenvolvimento de soluções para problemas locais, além de auxiliar na melhoria dos indicadores educacionais.
A Mostra Nacional de Robótica é um evento científico de nível nacional, público e sem fins lucrativos que visa difundir trabalhos desenvolvidos na área de robótica em todo o Brasil. Por conta da pandemia da Covid-19, acontecerá este ano de forma inteiramente virtual, entre os dias 10 e 14 de novembro. Quatro dos 5 projetos submetidos pelos alunos do Território do Fazer participarão da apresentação ao vivo, diretamente do Instituto Conceição Moura. A transmissão acontecerá através do Youtube no canal da Mostra: https://www.youtube.com/mostranacionalderoboticamnr Os projetos apresentados serão avaliados e concorrem a bolsas de Iniciação Científica Júnior, fornecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para continuidade do projeto.
“Ao trabalhar a Robótica como campo de conhecimento, a metodologia fortalece a sua relação com as artes e outras ciências humanas, apontando que as áreas de conhecimento do campo das engenharias são apenas parte de uma área de pesquisa e experimentação mais abrangente”, reforça Taciana Moura, presidente do Instituto Conceição Moura.
Para Marcos Egito, Coordenador Educacional Robolivre “Ter o projeto selecionado e poder participar de um evento como a Mostra Nacional de Robótica, é de certa forma um reconhecimento, da qualidade do estes jovens estão aprendendo e fazendo, além de ser para eles uma vivencia que marcará suas vidas, seu histórico acadêmico e quem sabe profissional.” Os projetos do Território do Fazer selecionados são: 01) Sistema de Detecção de Gases Tóxicos, Asfixiantes e Inflamáveis (SDGTAI): protótipo capaz de detectar e alertar sobre a presença de gases inflamáveis em um ambiente. Estruturado por: Vitória Marlene Olinto Bezerra de Medeiros, Jullia Beatriz dos Santos Farias, Thalita Nayara do Nascimentos Santos e Edinaran Aparecida da Silva, alunas do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio de Belo Jardim.
02) Protótipo para Análise da Qualidade da Água por Meio da Eletrólise: O equipamento analisa a reação da água a partir da mistura com outras substâncias, por meio de eletrólise. Desenvolvido por: José Yrikes de Oliveira Feitosa, 3ºano Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio de Belo Jardim. 03) Jogo da Conscientização Marítima(JCM): Jogo eletrônico desenvolvido para conscientização sobre a poluição marítima, diversão e combate ao sedentarismo. Realizado por: Elâne da Silva Ferreira e Anthony Nascimento de Albuquerque, ambos do 3º ano do Ensino Médio Técnico em Desenvolvimento de Sistemas da Escola Técnica Estadual Edson Mororó Moura. 04) Kit Educacional Eletrônico (KEE): Desenvolvimento de um kit para ensino de robótica a partir de componentes eletrônicos plugáveis com reaproveitamento de sucata eletrônica.
Estruturado por: Eduarda Jamylle Lima da Silva, Heberto Valentino Oliveira
Silva e Marianne Raissa Evangelista dos Santos, todos do 2º ano do ensino médio
e técnico em informática do IFPE Campus Belo Jardim. 05) Sistema de Irrigação
Solar (IRRIGSO): Sistema de controle de irrigação a partir da umidade do solo
capaz de funcionar através de energia solar. Desenvolvido por: Felipe Monteiro
da Silva – Graduando em Engenharia de Software e José Fabrício Felix da Silva –
Cursando Técnico em Agropecuária, ambos no IFPE Campus Belo Jardim.
Do Paredão do Povo
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