RESULTADO DO CONCURSO DA PREFEITURA DE BELO JARDIM PODE TER SIDO DIVULGADO DE FORMA ERRADA

Mais uma polêmica gerada em torno do Concurso Público da Prefeitura de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. Desta vez, foi em relação ao gabarito oficial que foi divulgado recentemente.

ENTENDENDO A SITUAÇÃO:         
    
A FACET Concursos, empresa que organizou o certame, quando anunciou o gabarito final corrigiu vários erros do gabarito preliminar, anulou questões que deveriam ter sido anuladas. 

Mas a FACET pode ter cometido um erro grande que está causando irritação em alguns candidatos. Trata-se de uma questão de matemática da prova de Agente administrativo, foi a de número 17, envolvia o assunto porcentagem. Confira o print da questão logo abaixo:

Um candidato que diz ter ficado fora da lista dos classificados devido a essa questão entrou em contato com a equipe do Belo Jardim Sempre, explicando sua situação, inconformado com a resposta que a banca deu no gabarito final.

No primeiro gabarito, a banca deu como resposta certa a letra b que continha o valor 113,22, foi esta a resposta que o candidato que entrou em contato conosco marcou, porém, agora que vem a polêmica, no gabarito final, a FACET alterou a resposta para a letra C, todos aqueles que tinham acertado, agora perderam essa questão. Consultamos cerca de 10 candidatos que zeram a prova para o cargo de Agente administrativo e todos eles disseram ter marcado a letra b. Importante falar que um desses dez candidatos conseguiu ficar na lista de classificados, e também marcou a letra b nessa questão de matemática, por sorte a questão não fez diferença, mas para o candidato que falou com nossa equipe sim, pois ficou fora dos classificados.

Conversamos com um professor de matemática e ele disse que a banca se equivocou, não deveria ter alterado o gabarito de letra b para letra c, simplesmente a FACET pode ter mudado do certo para o errado! Abaixo está o print da conversa que o candidato teve com um professor de matemática formado na UFRPE.

Antes da divulgação do resultado final, alguns candidatos já haviam entrado em contato com a FACET Concursos à respeito desta questão, pois muitos já previam que a banca fosse divulgar o resultado considerando o gabarito final que tinha como resposta a letra c, ao invés da letra b na questão polêmica de matemática. Antes do resultado, após alguns dias da divulgação do gabarito final, a banca chegou a dar um retorno e disse que a conjunção “mais” indicava que os valores deveriam ser somados, seguindo o raciocínio da banca, somando 15% + 10% resultaria em 25%, fazendo 25% de 148, que é o valor inicial do produto da questão, temos 37, finalmente 148 menos 37 será 111, e encontramos o valor da letra c.

Mas os candidatos que consultamos, assim como o Professor, disseram que os valores não poderiam ter sido somados, pois cada desconto foi dado em um período diferente, inicialmente houve o primeiro desconto de 15%, e após uma semana, aconteceu o próximo desconto que foi de 10%. Outro detalhe é que como o valor inicial do produto era 148, após o primeiro desconto de 15%, seu valor mudou e passou a ser de 125,8 e após o segundo desconto, passou a ser de 113,22 que é exatamente a resposta da letra b da questão.

AGORA FICA A DÚVIDA, A BANCA DIVULGOU O RESULTADO CORRETO OU OCORREU UM EQUIVOCO?
Fonte : Paredão do Povo







Postar um comentário

0 Comentários