ALUNO SURDO É ESCOLHIDO COMO ORADOR DE TURMA

O estudante de Letras Iago Pedro Pires é o primeiro aluno surdo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) a ser escolhido orador de uma turma. Durante a formatura, no dia 5 de agosto, ele fez o discurso em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
                                                                  
Natural de Cocal, no interior do Piauí, Iago também é o mais jovem surdo a se formar na instituição. Quando tinha um ano de idade, mudou-se com a família para o Rio Grande do Sul, onde a mãe descobriu que o filho era surdo.

Houve uma comemoração com muitos foguetes, o lago estava dormindo e não acordou. Outras crianças que estavam próximo acordaram e choraram. Achei estranho só ele não ouvir”, contou a conselheira tutelar Cláudia Pires.

A família se mudou novamente após a descoberta, desta vez para Brasília, onde Iago pôde estudar em uma escola especializada em surdos. Anos depois, de volta ao Piauí, ele conseguiu aprovação para o curso de Letras Libras na UFPI.

Fiquei muito feliz porque muitas vezes subestimaram o Iago. Diziam ‘que pena, não vai conseguir nada’ e hoje eu observo que ele está dando um show de bola”, afirmou Cláudia.

Agora formado, Iago pretende continuar estudando. “Estou terminando minha especialização e depois vou me focar para o mestrado. Também quero o doutorado na minha área. Aqui não temos surdos com mestrado e doutorado e é preciso se desenvolver”, revelou o jovem.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz.
Fonte: Wildes de Brito





Postar um comentário

0 Comentários