Os
clientes do Magazine Luiza que abriram o aplicativo da empresa na madrugada da
última quinta-feira, 11, tiveram acesso a um cupom que dava R$ 1 mil de
desconto para qualquer produto da loja online que custasse acima de R$ 1 mil.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Com essa barbada,
consumidores conseguiram comprar telefone celular por R$400, TVs por R$ 99,90,
notebooks por R$ 49,90, por exemplo. Na manhã de quinta, o assunto era o
segundo mais comentado no Twitter.
A “promoção relâmpago”, que
começou a valer a partir das 4h dessa quinta-feira (11), resultou de uma falha
no sistema da varejista. A companhia, porém, vai honrar todas as compras com
uso dos cupons de descontos feitas durante esse período.
VOLTA POR CIMA
Como é praxe, mais uma vez a
companhia aproveitou o erro para vender mais. Em julho de 2016, quando a
presidente do conselho da companhia, Luiza Helena Trajano, caiu carregando a
tocha olímpica, a varejista rapidamente virou o jogo e usou o mote para lançar
nas redes sociais uma campanha de descontos. “Agora o que caiu foram os preços,
com até 70% de desconto. # Cair faz parte.”
Na quinta, nas redes
sociais, o perfil da Lu do Magalu, atendente virtual do Magazine Luiza, brincou
com o episódio dos cupons de descontos de R$ 1 mil e postou: “E aí: foi
marketing ou eu buguei?”. Na imagem, uma Lu fora de registro. Questionada se
havia chance de a promoção voltar, ela respondeu aos usuários do site que “os
cupons de desconto ficam disponíveis apenas durante algumas campanhas
promocionais”.
De acordo com a companhia, o
presidente da varejista, Frederico Trajano, decidiu transformar o episódio, que
teve origem numa falha do sistema, em ação de marketing da empresa, que deve se
repetir.
“Todas as empresas do mundo
digital estão sujeitas a erros desse tipo porque, no fundo, quem define os
parâmetros são algoritmos”, diz Eduardo Terra, presidente da Sociedade
Brasileira de Varejo e Consumo. Em sua opinião, o aspecto relevante é como
empresa reagiu ao episódio. “A resposta que deu ao erro mostra que ela está no
mundo digital não só pela estratégia e tecnologia, mas também pela cultura.
Entendeu que erros fazem parte do processo e soube transformá-los, em
oportunidades.”
Fonte : Via Jornal do
Commercio
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