EM SESSÃO À NOITE, CÂMARA DO RIO APROVA EMPRÉSTIMO DE R$ 300 MILHÕES PARA PAGAR APOSENTADOS

Em duas sessões extraordinárias na noite de quarta-feira (14), véspera do feriadão, a Câmara Municipal do Rio aprovou um empréstimo de R$ 300 milhões da Prefeitura com o Banco Santander.

O dinheiro é para pagar os aposentados do município e a garantia são os royalties do petróleo dos próximos dois anos.

A proposta da Prefeitura foi publicada no Diário Oficial da Casa na véspera do feriado e foi votada às pressas, com críticas da oposição. Foram 27 votos a oito.

"Na véspera de um feriado, às 7h da noite , na calada da noite, sem discussão prévia, sem o trâmite legal dentro do regimento da publicação vocês querem votar o emprestimo do dinheiro suado do carioca?", questionou Leonel Brizola (PSOL).

Em nota, a Prefeitura informa que a licitação ocorreu no último dia 12 e o Santander foi a única instituição participante. O valor oferecido foi o CDI mais 4,4% ao ano. "A licitação foi precedida por uma audiência pública, que ocorreu na Secretaria de Fazenda no dia 22/10 com participação de quatro instituições financeiras", diz o texto.

Os vereadores Jorge Felippe (MDB), presidente da Casa, e Dr Jairinho (MDB), líder do governo, não estavam presente. Este não tem ido às sessões desde a prisão do pai, o deputado Coronel Jairo, alvo da Operação Furna da Onça.

Uma proposta parecida foi aprovada pelo governo do Estado em 2013. Durante a gestão de Sérgio Cabral (MDB), bancos concederam empréstimos bilionários para suprir o RioPrevidência dando royalties do petróleo como garantia.

"Eu realmente torço para que a cidade do Rio de Janeiro não esteja indo na direção que foi o estado do Rio de Jjaneiro, mesmo estando executando passo a passo aquilo que aconteceu no estado", reclamou o vereador Leandro Lyra (Novo).
Fonte : G1

Postar um comentário

0 Comentários