Um
vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem colocando uma substância
líquida de cor marrom dentro de um balde para, depois, jogar o conteúdo dentro de
um saco plástico. O texto que acompanha o vídeo diz que é assim que é feito o
açaí. Mas a mensagem é #FAKE.
O G1 localizou a autora do
vídeo pelo ID que aparece na gravação. Ela se chama Aprillia Usandt, tem 24
anos, estuda relações públicas na Universidade Pasundan e mora em Bandung, na
Indonésia.
Ela conta que gravou o vídeo
em 19 de julho, quando também publicou o vídeo no aplicativo Vigo. "Aquele
vídeo foi gravado em Soreang [distrito de Bandung, cidade na Indonésia]",
diz.
"O vídeo foi gravado na
minha cidade. Estão cultivando 'red worm' (uma espécie de verme) em campo de
arroz para alimentar pequenos peixes", acrescenta Aprillia. Ela diz ainda
que nunca tinha ouvido falar no açaí, fruto de cor roxa com origem amazônica.
No Facebook, pelo menos 15
páginas compartilharam o vídeo acompanhado do texto que critica a higiene do
local e fala que o conteúdo é açaí, "com chulé junto". Uma das
páginas que compartilhou esse conteúdo é de um DJ, com mais de 2,5 milhões de
curtidas. Apenas o post feito pelo DJ teve quase 100 mil visualizações desde 25
de julho.
Já o vídeo publicado por
outra página, com 980 mil curtidas, teve 557 mil visualizações e 15 mil
compartilhamentos. A postagem entrou no ar em 25 de julho. O texto que
acompanha é semelhante ao republicado por outras páginas. "Por isso vem um
sabor especial", escreve o administrador da página.
O G1 identificou apenas uma
postagem do vídeo no YouTube, no canal Brasil Patriota, com 271 visualizações,
com data de 25 de julho. No Twitter, a pesquisa pelos termos do texto
viralizado encontrou apenas quatro tweets. Todos esses tweets fazem referência
a um conteúdo postado inicialmente no Facebook. O primeiro tweet foi publicado
em 24 de julho, mas o link inserido no comentário não está mais ativo.
PASSO A PASSO
Para localizar a autora do
vídeo, o G1 baixou o aplicativo Vigo (antes chamado de Hypstar), já que a marca
da plataforma aparece no vídeo, e pesquisou pelo ID que também é exibido no
vídeo do suposto açaí. Assim, o ID 80743815039 se refere à usuária "Usandt
Apriliani". Como o aplicativo não permite o envio de mensagem privada, o
G1 encontrou a estudante também no Instagram e no Facebook.
O vídeo postado pela estudante
no Vigo teve 156 comentários e 335 "flames", que são recompensas a
usuários quando o vídeo faz sucesso na plataforma. Cada flame vale cerca de US$
0,015. Ou seja, os 335 "flames" renderam por volta de US$ 5 – ou R$
18,50.
No Vigo, o vídeo recebeu ainda
mais de 1,5 mil curtidas e foi compartilhado 84 vezes. Nos comentários, há
brasileiros que escrevem "está parecendo ova de peixe", "parece
m*", "que nojento, cara", "o que é isso?", "esse
é o nosso açaí", "açaí?", "nunca mais como açaí",
"eca", entre outros comentários.
Em inglês, o comentário mais
frequente é "what is that?" ("o que é isso?"). Em
indonésio, alguns usuários chegaram a escrever "cacing", "cacing
merah yah" e "itu cacing". Uma consulta ao Google Tradutor mostra
que "cacing" significa "vermes" em indonésio. Já
"cacing merah" é "verme vermelho". E, por fim, "itu
cacing" foi traduzido para "são vermes".
O G1 também fez o download
do vídeo pela plataforma e viu que, quando essa funcionalidade é acionada, o
vídeo ganha a marca do aplicativo na parte inferior e o ID do usuário original
(no caso, Aprillia Usandt). A versão do vídeo que viralizou no Facebook manteve
a música escolhida pela estudante da Indonésia, "Heartbeat-Ryan",
conforme é possível checar no aplicativo.
Leia abaixa algumas
variações de textos que viralizaram no Facebook, acompanhados do vídeo:
"OLHA AÍ O AÇAÍ QUE VC
TOMA, VEJA COMO É ENVASADO...!!!!
COM CHULÉ JUNTO..."
"OLHA AÍ O AÇAÍ QUE VC
TOMA, VEJA COMO É ENVASADO!!!!
TÁ EXPLICADO O GOSTO DE
TERRA, SÓ NÃO SABIA DO CHULÉ KKKKK"
"OLHA AÍ O AÇAÍ QUE VC
TOMA, VEJA COMO É ENVASADO...!!!! COM CHULÉ JUNTO...!!! KKK...!!!"
"OLHA AI O AÇAI QUE VC
TOMA, COM CHULÉ JUNTO KKKKKKKKKKK !!"
Fonte : G1
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