PROTESTO DE CAMINHONEIROS AFETA FORNECIMENTO DE COMBUSTÍVEL, FECHA POSTO E DIMINUI VIAGENS DE ÔNIBUS NO GRANDE RECIFE

O protesto dos caminhoneiros contra o aumento do diesel está afetando o fornecimento de combustível na Região Metropolitana do Recife, com registro de fechamento de posto de combustível. Nesta quarta-feira (23), passageiros relataram filas maiores para pegar ônibus. O aumento da espera se dá pela redução em 8% o número de viagens, anuncaido pelo Grande Recife Consórcio de Trasporte para evitar desabestecimento da frota. 

Desde a segunda-feira (21), os caminhoneiros realizam protestos. Segundo o Porto de Suape, um grupo impede que caminhões entrem no complexo portuário. Ônibus e veículos menores conseguem têm acesso normal. A situação se repete nesta quarta-feira (23). Os veículos estavam parados no acostamento, por volta das 8h.

A juíza federal de plantão Daniela Zarzar Pereira de Melo Queiroz concedou liminar, na noite de terça-feira (22), determinando que o Sindicato dos Condutores em Transportes de Cargas Autônomos de Pernambuco (Sintracape) autorize o acesso de uma empresa terceirizada, que transporta combustível aeroviário, ao Porto.

Na decisão, a juíza deu prazo de 8 horas para o cumprimento da medida, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil. A medida atende a um pedido da União, uma vez que o protesto vem afetando tanto a atividade portuária, quanto a aeroviária, especialmente a regularidade de fornecimento de combustíveis para o Aeroporto dos Guararapes.

No pedido da União, a Infraero informou que o abastecimento do combustível estava garantido apenas até as 7h da manhã desta quarta, ficando prejudicados os 70 vôos agendados, sendo dois internacionais com destino a Frankfurt e Lisboa.

Por volta das 9h, o Porto de Suape informou que os manifestantes permitiram o acesso dos caminhões que fazem transporte de combustível de aviação. Dos nove caminhões que estavam na Avenida Portuária, do Porto de Suape, seis já haviam entrado e outros dois aguardavam autorização.

Um dos veículos quebrou. Como o protesto da categoria continua, há ainda o bloqueio de outros caminhões ao complexo portuário. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), caminhões voltaram a estacionar na BR-101, ocupando uma pista em cada sentido, assim como ocorrido na segunda e na terça, em Jaboatão. Há registro de engarrafamento no local.

Nesta quarta, também são realizados protestos da categoria em rodovias federais do interior do estado.

Por meio de nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte afirmou que acompanha a operação dos ônibus e a paralisação dos caminhoneiros. "A depender dos rumos dados à manifestação, o Grande Recife poderá tomar outras medidas ao longo do dia", traz o texto.


Combustível

A equipe da TV Globo encontrou um posto de combustível fechado na esquina Rua Monte Castelo com a Avenida João de Barros, no Recife. A informação dos funcionários é de que o estabelecimento devia ter recebido combustível na terça-feira (22). Como o estoque de álcool e gasolina acabou, se viram obrigados a fechar.

Em outros pontos da Região Metropolitana, há informação de postos que estão sem gasolina nas bombas, mas funcionam por ainda ter álcool e gasolina aditivada.


Demora no transporte público

Uma equipe da TV Globo esteve no Terminal Joana Bezerra, na região central do Recife, e entrevistou alguns passageiros que sentiram menos ônibus na Avenida Caxangá, na Zona Oeste da cidade, no bairro de Peixinhos, em Olinda, e Jardim Primavera, em Camaragibe.

O ônibus que eu pego, no meu horário, o Jardim Primaveira/TI Caxangá, hoje não passou. No TI Caxangá, tinha quatro BRTs e não saiu nenhum, e a fila enorme”, contou uma das passageiras.

A redução de 8% no número de viagens equivale a menos 200 coletivos prestando serviço na área, ou seja, a frota em atividade é a mesma empregada durante as férias de janeiro de 2018.

Geralmente, os coletivos realizam 25 mil viagens por dia, mas, com a determinação, hoje são esperadas duas mil viagens a menos.

Em Olinda, passageiros notaram ônibus mais lotados nesta terça. O habitual congestionamento para sair da cidade em direção ao Recife estava mais intenso na Rua do Sol, no Carmo, e na Avenida Olinda, em Santa Tereza.
Fonte : G1

Postar um comentário

0 Comentários