TJ SUSPENDE LICITAÇÃO PARA REFORMULAR LINHAS DE ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS DE SP

A 7ª Vara da Fazenda Pública acatou pedido de liminar nesta quarta-feira (14) e suspendeu o processo de licitação para a renovação das linhas de ônibus intermunicipais do estado de São Paulo. Com isso, a abertura de propostas das empresas, que estava prevista para a manhã esta quinta-feira (15) fica suspensa por tempo indeterminado.

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informou, por meio de nota, que vai recorrer da decisão.

O governo de São Paulo abriu em janeiro licitação internacional para reformular todas as linhas de ônibus intermunicipais nos 645 municípios paulistas. O novo modelo divide o estado em cinco áreas, que deverão atendidos por cinco empresas ou consórcios. O atual sistema é operado por cerca de 100 empresas, algumas com permissões que já estão com mais de 30 anos.

Na decisão desta quarta-feira, o juiz Evandro Carlos de Oliveira atendeu a pedido de uma das empresas que participa do certame e considerou que a licitação direciona a concorrência somente para grupos de grande porte.

O juiz considerou, ainda, que o edital fere o princípio da livre concorrência.

O Edital permite a formação de consórcios entre as empresas para atender os requisitos exigidos, mas, mesmo assim, os conglomerados porventura formados impedirão o ingresso de empresas menores no sistema. Em outras palavras: a concentração do vultuoso serviço em apenas 5 grandes conglomerados empresariais não atende ao interesse público e fere o princípio da livre concorrência.”

Na decisão, o juiz pede que as autoridades envolvidas no processo sejam notificadas para prestar esclarecimentos. A Artesp informou que ainda não foi notificada.


Entenda o edital

Decreto publicado em 12 de janeiro prevê a realização de uma licitação para a escolha das empresas que deverão ser concessionárias do serviço pelos próximos 15 anos. Essas empresas terão de investir R$ 2,6 bilhões no sistema e pagar ao governo uma outorga de R$ 33,48 milhões.

Ganhará a licitação a empresa que apresentar a maior oferta de outorga. Na última sexta-feira (9), o procedimento licitatório já havia sido suspenso por decisão liminar. Nesta quarta, mais cedo, em agravo, o TJSP modulou os efeitos da liminar permitindo a realização da sessão pública de quarta-feira para abertura das propostas. Em seguida, no entanto, nova liminar voltou a suspender a sessão.

O novo modelo divide o sistema em cinco áreas: Jundiaí e Campinas; Piracicaba; São José do Rio Preto e Ribeirão Preto; Bauru e Sorocaba; Baixada Santista e Vale do Paraíba. Segundo o governo, essas áreas têm ligações distintas e não competem entre si.

A licitação atinge todas as linhas suburbanas e rodoviárias e prevê a garantia de que todas as ligações atuais serão mantidas. O edital prevê que mesmo com os investimentos previstos não haja impacto nos preços das tarifas. As empresas concessionárias terão que atender certificações ISO de gestão de qualidade e ambiental.
Fonte : G1

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